argumento

 


ARGUMENTO FICCIONAL

 

A WEB SÉRIE "FEMININO 3X4" aborda e questão do empoderamento feminino, através de reflexões e questionamentos sobre diferentes representações do universo emocional, simbólico e racional da mulher. Em cada capítulo da série ecoam confissões em primeira pessoa, e revelações intimas da realidade das personagens, com retratos realistas que assumem uma relação direta e reveladora junto ao público. Fragmentos do cotidiano traduzem os dramas e superações vividos por cada uma das seis personagens femininas da série. Elas estão conectadas, em cada capítulo, com YACY, uma personagem indígena, que encarna a transcendência da alma feminina, no papel da MÃE de todas as mulheres. Em oposição à essa xamã ancestral, está a personagem de ATENA, como narradora da série.  Ela encarna o discurso da racionalidade, dos direitos constituídos e por conquistar, e a lógica que denuncia o percurso trágico vivido pelas mulheres, ao longo da história do nosso pais.  Temos, assim, a vida de seis mulheres, com fisionomias sociais totalmente distintas e contrastadas, conectadas por uma mãe heroína, que dialoga com uma narradora que defende o empoderamento através da racionalidade na conquista de espaços de representação dos direitos humanos e da cidadania.  

A WEB SÉRIE "FEMININO 3X4" expõe as feridas abertas, quase sempre invisíveis, de uma batalha travada contra a violência de gênero, a opressão e o cerceamento de uma representatividade cidadã, além de um acesso irrestrito aos espaços, livres, justos e dignos, a serem garantidos à todas as mulheres no Brasil. É visível, ao longo de toda a série, a luta de cada personagem, na conquista de seus direitos à integridade e liberdade da alma, da mente e do corpo. O destino das mulheres retratadas em “FEMININO 3x4”, revela a trajetória de mulheres que lutaram bravamente por sua integridade física e moral, empoderadas em um mundo machista, violento e devorador, onde foram obrigadas a enfrentar desafios e a superar dificuldades.  Cada obstáculo vencido pelas personagens de “FEMININO 3X4” é um passo para romper com o estigma da invisibilidade, e evidenciar a necessidade de uma luta sem trégua. Nas imagens de forte contraste realista e observacional da série, nasce uma fotografia em 3x4 da dimensão da alma feminina.

As vivências de cada personagem da série, são apresentadas ao público dentro de uma cronologia da história recente do Brasil, com seu início nas últimas décadas do século XIX, até chegar aos dias atuais. Cada personagem vive um em momento chave da história do nosso pais. Em 1873, em plena efervescência republicana e abolicionista, temos a história da negra FAIOLA, uma escrava de caráter forte e altivo, abusada sexualmente pelo Sinhozinho do Engenho de Cana, e que sabe curar qualquer doença com suas ervas do mato, e tem a sabedoria de uma parteira de mão cheia, ajudada pela força espiritual de seus ancestrais e orixás africanos. Passamos então á era Vargas no Estado Novo, ao ano de 1949, com LEONOR, uma enfermeira voluntária que alista na Cruz Vermelha, durante a 2ª Guerra Mundial, e que enfrenta o horror vivido pelos soldados brasileiros nas batalhas sangrentas no front italiano. Essa mulher de voz doce e suave, luta para se desvencilhar dos horrores da guerra, amparada por seu fervor religioso. Quase trinta anos depois, amparado pelo Ato Institucional 5 (AI 5) será a vez de ÂNGELA, traduzir seu drama, depois de ser presa e torturada pela ditadura militar. Universitária de classe média alta, homossexual e culta, ela passará pelos porões da repressão, onde o medo da morte e a tortura ficarão marcados para sempre na sua memoria.  Na década de 80, com o início do Movimento Sem Terra (MST) é a vez de CERIMARA traduzir sua vida como boia-fria, nas roças de abacaxi em Boa Vista. Essa mulher rude e tímida, é contemporânea das primeiras ocupações do MST, e tem trava sua luta  para aprender a ler e a escrever, colocar um ponto final à sua invisibilidade como pessoa. Com um salto de 15 anos, é chegada a vez de CLARISSE, uma mulher negra e bem-sucedida, que conquistou seu espaço social em pleno processo de redemocratização.  No comando de seus negócios ela reafirma seu espirito empreendedor, superando a separação do marido por violência doméstica, e a morte por leucemia de seu único filho.  E por fim, chegamos à euforia de prosperidade vivida em 2010, no final do segundo mandato de Lula, frente com a prostituta Betty Sorvetão, uma viúva sem qualquer amparo familiar, e com um filho recém-nascido nos braços. Destemida, forte e determinada a criar sozinha o seu filho, ela encara os perigos da prostituição e enfrenta nas ruas o peso do preconceito e exclusão social.

Enquanto conhecemos o drama e a trajetória de superação de cada uma das seis personagens de "FEMININO 3X4", temos a presença constante da indígena YACY, que em Tupi-Guaran significa a Mãe da Natureza. Ela encarna o papel da mãe ancestral de todas as personagens, capaz de congregar na alma o poder de luta de todas essas mulheres. YACY traz consigo a ancestralidade dos povos originais, e simboliza a pureza espiritual e a iluminação da maternidade de toda a natureza humana. YACI vem de um tempo que nunca teve inicio e que nunca terá fim.  Ela desconhece a dor do nascimento e da morte, e representa a mãe de todas as mulheres, assim como de todos os filhos dessas mulheres. Vive envolta no mistério da existência e ritualizado pela força de uma xamã, tudo que vive ao seu redor.

Como contraponto de YACY, temos a narradora da série, ATENA, na representação simbólica da mulher que dispõe de grande inteligência e sabedoria, agilidade lógica no pensamento, e a habilidades para engendrar estratégias de defesa, diante de qualquer ameaça sofrida pelas personagens da série. Inspirada na mitologia grega, ATENA sustenta a argumentação racional e lógica que expõe as influências do contexto histórico, as conquistas no campo dos direitos da mulher, e as estratégias de resistência, diante de um mundo opressor, orquestrado pelo machismo e a misoginia, e sem qualquer interesse no reconhecimento da igualdade de gênero.

Nas seis histórias retratadas pela web série, fica clara a interseção narrativa, que integra a trajetória realista da protagonista de cada capítulo de “FEMININO 3X4”, com a personagem de YACY, sua mãe indígena ancestral, e o contraponto da lógica racional, encarnado por ATENA. Nesta triangulação de olhares e de formas de pensar e traduzir a vida, é que serão permeadas a realidade da protagonista, a maternidade espiritual de YACY e a lógica do direito constituído de ATENA, necessárias para uma proteção e defesa contra o algoz e o agressor, em um território feminino marcado pela força da resistência e da superação.   

 

 

ARGUMENTO DOCUMENTAL

Web Série “FEMININO 3 X 4”

 

A WEB SÉRIE "FEMININO 3X4" também apresenta um espaço de reflexão, conectado diretamente aos episódios de ficção, com capítulos de entrevistas em profundidade. As entrevistas serão feitas com um grupo de mulheres empoderadas, e que são publicamente reconhecidas como defensoras dos direitos da mulher em Marataízes. Essas mulheres, com seus relatos e abordagens, sobre os principais pontos de reflexão em cada capitulo, traduzirão uma dimensão transversal sobre os direitos da mulher, no que se refere aos elementos que atravessam e permeiam distintas camadas ou grupos sociais, com influência direta em uma variedade de contextos e interações. Isso inclui questões como gênero, classe social, raça, etnia, orientação sexual, idade e habilidades, entre outros. Através de suas visões críticas, sobre as vivências das personagens da série, elas terão espaço para refletir e questionar sobre diferentes representações do universo emocional, simbólico e racional da mulher.

Em cada capítulo documental da série, serão inseridos pequenos trechos da ficção, para um melhor entendimento por parte do público. A sobreposição de discursos da ficção em primeira pessoa, com as abordagens trabalhadas nas entrevistadas, deve servir para o reconhecimento de paradigmas narrativos e temáticos. Desta forma, haverá um reforço de conceitos amparados pela legislação brasileira, no que diz respeito aos direitos da mulher, aos direitos humanos e aos seus elementos transversais. A base para a investigação documental, deverá ser instrumentalizada  pelos seguintes instrumentos legais:

A Constituição Federal de 1988, com a garantia da igualdade de direitos entre homens e mulheres, em diversos aspectos da vida, como educação, trabalho, saúde e participação política; a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), com suas medidas protetivas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015), com a tipificação do assassinato de mulheres como crime de feminicídio, em contextos de violência doméstica ou por razões de gênero, a Lei do Assédio Sexual (Lei nº 10.224/2001), que define o crime de assédio sexual e estabelece penalidades para os agressores; a Lei do Trabalho Doméstico (Lei Complementar nº 150/2015), reguladora dos direitos dos trabalhadores domésticos, em sua maioria mulheres, assegurando a jornada de trabalho, horas extras e seguro-desemprego, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW),  na condição de Tratado Internacional, ratificado pelo Brasil, e que visa eliminar todas as formas de discriminação contra as mulheres, com a garantia da igualdade de gênero; e por fim, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), com  as medidas de proteção a crianças e adolescentes, incluindo meninas, vítimas de abusos e de exploração sexual.

A contextualização do argumento documental da série, deve servir como garantia, de que o conteúdo ficção assistido pelo público, possa ser reavaliado no ambiente de manifestações democráticas, com conceitos e ideias desse grupo de mulheres com importante papel social em Marataízes, e no âmbito do sul capixaba. A universalidade do tema, deve ser motivo de interesse à todo o público do Espírito Santo, com potencial para que seja abraçado por outra regiões do pais. Em síntese, as entrevistas da web série “FEMININO 3x4” serão a memória viva do momento em que vivemos, como documento audiovisual e relato de mulheres que conquistaram plenamente seus espaços e representações na sociedade.


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