PAISAGEM
VISUAL E SONORA
WEB
SÉRIE “FEMININO 3 X 4”
PAISAGEM VISUAL
A narrativa visual da web série abrange
três conceitos estéticos de imagem, que se complementam, ao longo de toda a
estrutura do projeto. Esses conceitos ilustram a tradução realista da vida e
dos dramas cotidianos, por meio de uma visão realista, a manifestação do espaço
subjetivo e místico, com imagens que invadem o espaço psicológico das
personagens, e o formalismo plástico das imagens em estúdio, que demitam o
aspecto logico e transcendente do discurso narrativo.
No primeiro, temos o retrato cotidiano da
vida e do entorno da protagonista de cada história, através de um tratamento de
imagem, que prioriza aspectos de composição realista. Esse tratamento deve valorizar
as texturas e as paletas de cor encontradas nas localizações naturais da web
série, seja em interiores ou exteriores. A construção da imagem deve assumir um
posicionamento ‘observacional’, valendo-se de um maior distanciamento entre
câmera e objeto, com focais mais longas. Com uma estética clássica de cinema, os
enquadramentos devem ser formais, e capazes de motivar a sensação de proximidade
e intimidade com as personagens, em quadros com pouca profundidade de campo. Ao
valor realista da imagem, também fica associada à proposta do sujeito descolado
do plano cenográfico. Apenas nas situações em que os personagens se perdem em
planos gerais, de espaço cinematográfico dilatado, predominará apenas o aspecto
realista da imagem.
No campo da narrativa mágica e
simbólica, estamos agora centrados nas situações vividas pela indígena YACY e
narradora ATENA, em impressionantes paisagens de natureza selvagem e exuberante.
Aqui, a imagem assume um caráter orgânico e experimental, em oposição clara ao
realismo narrativo da vida cotidiana. A
câmera vasculha o espaço de maneira imprevisível, e acompanha sem pudor a ação
das personagens, adentrando a dimensão mais íntima da representação dramática. A
imagem em movimento, investiga, delata e deflagra. Portanto, a dimensão
psicológica e transcendente das duas personagens, provocada pela câmera em mão,
informal e não estabilizada, que assume a intimidade máxima entre a objetiva e
o ator. Com referências ao Cinema Novo de Glauber Rocha, assim como ao Cinema
Marginal de Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, a imagem permite ao público
invadir a alma das personagens.
Por último, estão as filmagens em
estúdio, com um ambiente controlado de luz, e centrado em enquadramentos
estéticos que trabalham a ideia de simetria de imagem. A discurso narrativo de ATENA,
e as revelações de YACY, devem ser trabalhadas com um número reduzido de
valores de quadros, estabelecendo uma linguagem em sintonia com o conceito da ‘fotografia
em 3x4’. Reservas na composição da imagem, para efeitos em pós-produção,
recortes de chroma-key, posicionamentos diferenciados das atrizes em relação à
câmera, e artifícios de rotação dos personagens em eixos fixos, são algumas das
possibilidades a serem trabalhadas em estúdio. Sem quaisquer elementos
cenográfico ou de composição do espaço, a imagem deve privilegiar apenas a
expressão das personagens de YACY e ATENA. A proposta de iluminação, seja pela
difusão em retratos perfeitamente harmônicos, o recorte contrastado de zonas de
luz e escuridão, ou de contraluz, eclipsando a fisionomia das personagens, deve
permitir variações estéticas da imagem, que permitam um jogo dinâmico na edição
e na pós-produção.
Cabe ainda, o trabalho das entrevistas
em estúdio, com as seis ativistas dos capítulos de documentário. Na mesma linha
da ficção, a ideia é um tratamento de luz difusa, com algum valor de contraste,
em fundo neutro, não ficando descartada a possibilidade de enquadramento com
reserva de quadro para pós-produção. O enquadramento deve trabalhar primeiros
planos ligeiramente abertos.
PAISAGEM SONORA
A importância do ambiente sonoro na web
série “FEMININO 3X4” pode ser traduzida por sua potente trilha sonora, assinada
pelo compositor, arranjador e instrumentista José Eduardo Costa e Silva.
Destacado como dos grandes nomes do cenário musical capixaba, o músico deverá
traduzir o drama de cada uma das seis personagens do projeto, com um tema
original para cada uma. Além das seis protagonistas dos capítulos de ficção, as
personagens de YACY e ATENA também terão seus temas musicais. A proposta é uma
imersão do compositor no universo de cada uma dessas mulheres, provocando
através da música sensações intimas e universais. A paisagem poética e
harmônica da trilha sonora assinada por José Eduardo, terá destaque, em
primeiro plano, como parte de um ambiente revelador, sensível e melancólico da
alma feminina, nos mesmos moldes de sua belíssima “Sonata para Alaúde e
Monocórdio Nº 1”.
O tema de abertura e dos créditos
finais da web série, será o mesmo para todos os capítulos. Aqui, José Eduardo desenvolver uma proposta
que integre o clássico, com alaúde ou viola medieval, por exemplo, a elementos
de música experimental, com pontuações eletrônicas e digitais. A proposta é
criar uma abertura atrativa, que desperte a curiosidade pelo projeto
Por fim, como paisagem do ambiente
incidental, a proposta da web série é desenvolver indícios e pontuações
diegéticas, desassociadas de referências concretas com a realidade. O trabalho
de ‘sound designer’ e a criação de incidências conceituais, nos espaços e amplitudes
sonoras do projeto, contarão com a participação especial do músico e renomado
compositor cachoeirense, Fábio Carvalho.
Desde o projeto de edição, serão
trabalhadas camadas de ruídos e sons de objetos, de ações humanas, de ambientes
interiores e exteriores, e de elementos da natureza, ou a própria recriação do
silencio, que farão parte de uma colagem de intenções, direcionadas à recriação
do cotidiano de cada uma das personagens. Nos ambientes mágicos e de
ritualização entre YACY e ATENA, e nas dimensões narrativas da web série, o espaço
diegético ficará contraposto ao espaço extradiegético, ocupado pelas
personagens da série e pela voz das narradoras.
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