paisagens

 


PAISAGEM VISUAL E SONORA

WEB SÉRIE “FEMININO 3 X 4”

 

PAISAGEM VISUAL

 

A narrativa visual da web série abrange três conceitos estéticos de imagem, que se complementam, ao longo de toda a estrutura do projeto. Esses conceitos ilustram a tradução realista da vida e dos dramas cotidianos, por meio de uma visão realista, a manifestação do espaço subjetivo e místico, com imagens que invadem o espaço psicológico das personagens, e o formalismo plástico das imagens em estúdio, que demitam o aspecto logico e transcendente do discurso narrativo.  

 

No primeiro, temos o retrato cotidiano da vida e do entorno da protagonista de cada história, através de um tratamento de imagem, que prioriza aspectos de composição realista. Esse tratamento deve valorizar as texturas e as paletas de cor encontradas nas localizações naturais da web série, seja em interiores ou exteriores. A construção da imagem deve assumir um posicionamento ‘observacional’, valendo-se de um maior distanciamento entre câmera e objeto, com focais mais longas.  Com uma estética clássica de cinema, os enquadramentos devem ser formais, e capazes de motivar a sensação de proximidade e intimidade com as personagens, em quadros com pouca profundidade de campo. Ao valor realista da imagem, também fica associada à proposta do sujeito descolado do plano cenográfico. Apenas nas situações em que os personagens se perdem em planos gerais, de espaço cinematográfico dilatado, predominará apenas o aspecto realista da imagem.

 

No campo da narrativa mágica e simbólica, estamos agora centrados nas situações vividas pela indígena YACY e narradora ATENA, em impressionantes paisagens de natureza selvagem e exuberante. Aqui, a imagem assume um caráter orgânico e experimental, em oposição clara ao realismo narrativo da vida cotidiana.  A câmera vasculha o espaço de maneira imprevisível, e acompanha sem pudor a ação das personagens, adentrando a dimensão mais íntima da representação dramática. A imagem em movimento, investiga, delata e deflagra. Portanto, a dimensão psicológica e transcendente das duas personagens, provocada pela câmera em mão, informal e não estabilizada, que assume a intimidade máxima entre a objetiva e o ator. Com referências ao Cinema Novo de Glauber Rocha, assim como ao Cinema Marginal de Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, a imagem permite ao público invadir a alma das personagens.

 

Por último, estão as filmagens em estúdio, com um ambiente controlado de luz, e centrado em enquadramentos estéticos que trabalham a ideia de simetria de imagem. A discurso narrativo de ATENA, e as revelações de YACY, devem ser trabalhadas com um número reduzido de valores de quadros, estabelecendo uma linguagem em sintonia com o conceito da ‘fotografia em 3x4’. Reservas na composição da imagem, para efeitos em pós-produção, recortes de chroma-key, posicionamentos diferenciados das atrizes em relação à câmera, e artifícios de rotação dos personagens em eixos fixos, são algumas das possibilidades a serem trabalhadas em estúdio. Sem quaisquer elementos cenográfico ou de composição do espaço, a imagem deve privilegiar apenas a expressão das personagens de YACY e ATENA. A proposta de iluminação, seja pela difusão em retratos perfeitamente harmônicos, o recorte contrastado de zonas de luz e escuridão, ou de contraluz, eclipsando a fisionomia das personagens, deve permitir variações estéticas da imagem, que permitam um jogo dinâmico na edição e na pós-produção.

 

Cabe ainda, o trabalho das entrevistas em estúdio, com as seis ativistas dos capítulos de documentário. Na mesma linha da ficção, a ideia é um tratamento de luz difusa, com algum valor de contraste, em fundo neutro, não ficando descartada a possibilidade de enquadramento com reserva de quadro para pós-produção. O enquadramento deve trabalhar primeiros planos ligeiramente abertos.  

 

 

  

PAISAGEM SONORA

 

A importância do ambiente sonoro na web série “FEMININO 3X4” pode ser traduzida por sua potente trilha sonora, assinada pelo compositor, arranjador e instrumentista José Eduardo Costa e Silva.  Destacado como dos grandes nomes do cenário musical capixaba, o músico deverá traduzir o drama de cada uma das seis personagens do projeto, com um tema original para cada uma. Além das seis protagonistas dos capítulos de ficção, as personagens de YACY e ATENA também terão seus temas musicais. A proposta é uma imersão do compositor no universo de cada uma dessas mulheres, provocando através da música sensações intimas e universais. A paisagem poética e harmônica da trilha sonora assinada por José Eduardo, terá destaque, em primeiro plano, como parte de um ambiente revelador, sensível e melancólico da alma feminina, nos mesmos moldes de sua belíssima “Sonata para Alaúde e Monocórdio Nº 1”.

 

O tema de abertura e dos créditos finais da web série, será o mesmo para todos os capítulos.  Aqui, José Eduardo desenvolver uma proposta que integre o clássico, com alaúde ou viola medieval, por exemplo, a elementos de música experimental, com pontuações eletrônicas e digitais. A proposta é criar uma abertura atrativa, que desperte a curiosidade pelo projeto  

    

Por fim, como paisagem do ambiente incidental, a proposta da web série é desenvolver indícios e pontuações diegéticas, desassociadas de referências concretas com a realidade. O trabalho de ‘sound designer’ e a criação de incidências conceituais, nos espaços e amplitudes sonoras do projeto, contarão com a participação especial do músico e renomado compositor cachoeirense, Fábio Carvalho.

 

Desde o projeto de edição, serão trabalhadas camadas de ruídos e sons de objetos, de ações humanas, de ambientes interiores e exteriores, e de elementos da natureza, ou a própria recriação do silencio, que farão parte de uma colagem de intenções, direcionadas à recriação do cotidiano de cada uma das personagens. Nos ambientes mágicos e de ritualização entre YACY e ATENA, e nas dimensões narrativas da web série, o espaço diegético ficará contraposto ao espaço extradiegético, ocupado pelas personagens da série e pela voz das narradoras.  

 


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